4 modelos de e-mails de prospecção de vendas que estimulam a geração de clientes potenciais (e por que eles funcionam)

Falamos com dezenas de fundadores, representantes de vendas e consultores, e pedimos a eles que compartilhassem seus melhores modelos de e-mails de captação de clientes conosco.

Entre todas as respostas que recebemos, selecionamos 4 que se destacaram e que tinham um tema em comum: Essas 4 foram, de certa forma, personalizadas para tomadores de decisões.

Ou seja, em vez das primeiras linhas genéricas “deixe-me apresentar nossa empresa”, esses exemplos abordam exclusivamente a personalização. O resultado é que 2 dos 4 mensagens apresentaram índices de resposta superiores a 80%!

Mas nem todos os 4 modelos foram exceções como estas. Os outros dois eram e-mails tradicionais de prospecção de vendas (apesar de ótimos), com índices de resposta de 6% (excepcional) e 1% (razoável em campanhas externas de larga escala).

Falamos sobre estratégias baseadas na personalização de e-mails de prospecção enviados às pessoas certas acima. Agora, neste post, estamos apresentando um estudo de caso aprofundado com 4 modelos de e-mails de prospecção personalizados que você pode utilizar.

Todos os quatro foram utilizados por gestores ou equipes de vendas reais, para venderem seus serviços. Incluímos conversões e estatísticas reais obtidas através desses e-mails e informadas pelos autores.

Em última instância, todos modelos de e-mails de prospecção abaixo podem ser generalizados. Ou seja, incluímos o modelo de fato utilizado pelos autores, mas depois de cada um, analisamos o que funciona e por que, para que você possa adotar uma estratégia por trás dos e-mails e aplicá-la à sua própria empresa.

Observação: Se você estiver tendo dificuldades para gerar clientes potenciais por e-mail, experimente versão de teste do Leadfeeder por um período 14 dias. O Leadfeeder identifica as empresas que visitam seu site e os principais contatos de cada uma delas, que você poderá contatar, gerando uma lista de clientes potenciais com alta probabilidade de conversão.

Por que o Leadfeeder se preocupa tanto com os e-mails de prospecção de vendas?

Temos esse cuidado porque nossos clientes utilizam esse recurso – com muita frequência.

Eles utilizam nosso aplicativo para identificar as empresas que visitam seus sites e então utilizam os e-mails de vendas para contatar os clientes potenciais no momento mais propício: exatamente quando o clientes potencial visitou seu site.

Veja aqui uma amostra do que o Leadfeeder faz

O segundo método que utilizam com o nosso aplicativo para ajudar nas campanhas de captação de clientes é identificar as páginas e as visitas de clientes potenciais depois que receberam os e-mails. Todas as ferramentas de e-mail informam se alguém clicar, mas geralmente não dispõem de informações sobre quanto tempo as pessoas permaneceram no seu site o que páginas elas acessaram.

O Leadfeeder informa as páginas que o cliente potencial visitou. Desta forma, se eles visitarem alguma página de estudo de caso, soluções ou produtos, você saberá se eles têm alguma necessidade específica e poderá enviar mais e-mails direcionados para monitoramento posterior.

Mas tudo isso requer ótimos e-mails de prospecção. Então, vejamos os melhore modelos…

Três padrões para modelos de e-mails de vendas

Três temas se destacaram nos quatro modelos de e-mails de captação de clientes abaixo.

1. Todos os e-mails são personalizados

Cada e-mail é personalizado à sua própria maneira. Este foi um padrão-chave que percebemos e é nele que se baseia esta lista. Os autores dos e-mails mencionaram inequivocamente que essa personalização gerou resultados além do esperado. E faz muito sentido. Em uma caixa de entrada de e-mails de marketing, um e-mail que parece ser menos invasivo leva vantagem.

2. Tamanho não é documento

Confira a diferença de tamanho entre o primeiro e o segundo exemplo abaixo. Um é mais longo e o outro é bem curto. Isto não parece afetar os resultados. Obviamente, nenhum dos dois chega a ser um conto desconexo, evitando assim o senso comum. Mas de fato não parece haver uma tendência de limitar os e-mails ao teor mais resumido possível.

3. Ambos têm uma clara proposta de valor

O produto ou serviço oferecido no e-mail é extremamente intuitivo e simples de se compreender para o destinatário. As ofertas também são claramente associadas ao negócio ou nicho do destinatário. Veja aqui um resumo:

  • Um oferta para ampliação de contas no Instagram enviada somente para titulares de contas no Instagram.
  • Uma oferta para melhorar a ambientação do usuário, enviada somente para fundadores de empresas de SaaS B2C
  • Um oferta que ajuda quem tem uma história para contar a contar sua história
  • Uma oferta de cuidados rápidos em gramados, enviada somente a imobiliárias que têm casas anunciadas para venda ou aluguel

Acreditamos que a combinação desses três fatores tornam esses modelos de e-mails de captação de clientes sejam excepcionais e que vale a pena para qualquer empresário ou representante de vendas utilizá-los para melhorar seus índices de desempenho e a resposta das ações de prospecção.

1. Modelos de e-mails personalizados de captação de clientes (utilizando o Instagram como exemplo)

Corpo completo do e-mail:

Modelos de e-mails de captação de clientes – e-mail completo

Olá @{Nome},

Estive pesquisando conteúdo de alta qualidade no Instagram, encontrei o seu perfil e adorei o que vi. Eu realmente gostei de suas fotos, particularmente {este}! Acredito que a sua conta no Instagram deve ser visitada por mais de {número} pessoas todo dia.

Eu sou o Mark, da Liftagram e nós investimos na ampliação orgânica de contas do Instagram.

Ajudamos marcas, bloggers, modelos, fotógrafos e diversos outros profissionais todo mês. Com o Liftagram, nossos clientes já tiveram um aumento de 94% em seus seguidores e 237% mais curtidas do que as habituais.

Se você quiser ampliar o número de seguidores organicamente, visite o site liftagr.am e você poderá fazer um teste de 3 dias gratuitamente, para que você possa experimentar nossos serviço e decidir se é satisfatório ou não.

p.s. Também mantemos um programa de indicações: Se você convidar um amigo, você terá um DESCONTO DE US$ 50,00.

Por que esses e-mails de prospecção funcionam:

Como modelo, este e-mail pode não parecer grande coisa. Parece até uma mensagem genérica, mas o autor, Alessandro Bogliari, observa que o primeiro parágrafo é o gancho e foi elaborado de forma a ser incrivelmente pessoal. Como Alessandro bem disse: “Nós tornamos este e-mail realmente pessoal, com atenção a informações como: Nome do usuário no Instagram, número de seguidores e uma foto aleatória, publicada na conta do usuário”.

Você pode utilizar esse tipo de personalização para envolver outros grupos de clientes potenciais, além de usuários do Instagram, incluindo outros meios de criação como usuários do YouTube ou bloggers, ou até mesmo CEOs e gerentes de empresas maiores, simplesmente citando uma postagem específica que tenham feito, um artigo que tenham publicado no Linkedin, ou uma palestra que tenham oferecido.

Finalmente, este e-mail, assim como vários outros nesta lista, citam uma proposta de valor e um estudo de caso específicos: “94% mais seguidores e 237% mais curtidas”. Esses números são expressivos e os usuários do Instagram vão compreender imediatamente.

O resultado é que o Liftagr.am obteve um índice de resposta de 7% em média, que é excepcional em relação a e-mails de prospecção de vendas enviados em grande número e de forma consistente. É claro que o modelo de e-mail acima requer um prazo antes que as pesquisas sejam feitas, mas o custo desse prazo tem retorno com o índice de resposta de cerca de 7%, em vez do 0,5% ou menos de praxe.


Exemplos de modelos de e-mails de captação de clientes para você testar:

Assunto: Sua conta no Instagram…

Olá @{Nome},

Estive pesquisando conteúdo de alta qualidade no {Instagram, YouTube, ou outros canais}, encontrei o seu perfil e adorei o que vi. Eu realmente gostei de {suas fotos, seus vídeos, seu conteúdo}, particularmente {este}! Link}! Acredito que a sua {conta no Instagram} deve ser visitada por mais de {número} pessoas todo dia.

Eu sou {apresente-se} e nós {resumo da atividade da sua empresa}.

{Proposta de valor em uma sentença: Ajudamos marcas, bloggers, modelos, fotógrafos e diversos outros profissionais todo mês}. {Estudo de caso ou resultado em uma sentença: Com o Liftagram, nossos clientes já tiveram um aumento de 94% em seus seguidores e 237% mais curtidas do que as habituais.}

{Chamada para ação: Se você quiser ampliar o número de seguidores organicamente, visite o site liftagr.am e você poderá fazer um teste de 3 dias gratuitamente, para que você possa experimentar nossos serviço e decidir se é satisfatório ou não.}

2. Modelo de e-mail baseado em vendas no Twitter, extremamente curto, que gera respostas

Modelos de e-mails de captação de clientes – E-mail baseado em vendas via Twitter

Olá, NOME. Obrigado por compartilhar [inserir detalhes pertinentes] comigo no Twitter.

Estou muito entusiasmado pelo [recurso/próxima fase do produto]. Que tipo de apoio eu posso dar a vocês na sua iniciativa de integração?

Por que este modelo de e-mail funciona:

Adoramos esse modelo, porque ele inverte a ideia de enviar um e-mail de prospecção logo de cara. Este modelo foi criado por Val Geisler para contatar gestores de empresas de SaaS B2C que se enquadrassem ao seu produto de integração de clientes. Val diz que ela “usa este modelo pelo menos duas vezes por semana e recebe uma respostas para 8 de cada 10 e-mails”!

Um índice de resposta de 80% parece impossível, mas o motivo desse índice ser tão alto é que o próprio e-mail não indica uma captação “a frio”. Em vez de citar vendas ou envolvimento do cliente no primeiro instante, ela desenvolve um relacionamento externo ao e-mail primeiro, para poder separar-se das “dezenas de e-mails de prospecção de vendas diários” que essas pessoas recebem.

Conforme a explicação da autora, “O mais importante aqui é que eu não estou fazendo uma mera captação a frio. Você pode ver no e-mail que eu estive em contato com a pessoa no Twitter, conversei com ela, compartilhamos conteúdo ou dados de produtos, e deixei claro para eles que eu me preocupo”.

“Uma vez concluídas essas etapas e desenvolvido o relacionamento funcional”. Não se trata de um e-mail vindo do nada e sem fundamento. O que ela faz é “Entrar para a lista de e-mails dos destinatários. Este modelo é utilizado em resposta a um e-mail que eles enviaram para sua lista. Acrescente-se mais um ponto pelo envolvimento – eles verão que eu estou na lista deles”.

Observação: É por isso que não há uma linha de assunto. Ela responde a e-mails de boas-vindas.

É assim que ela consegue um índice de resposta tão alto: pontos de contato múltiplos, troca de informações no Twitter (que desenvolve uma cultura de interação com estranhos), e em seguida conseguir entrar para a lista de e-mails do cliente, para depois responder a um e-mail que eles enviam à própria lista de e-mails.

Essa estratégia é algo que os gestores e empreendedores que estão tentando desenvolver sua carteira de clientes e sua base de clientes por conta própria devem considerar seriamente em vez de imitar as táticas de um SDR em uma empresa de maior porte que envia centenas de e-mails genéricos inteiramente a frio todos os dias, e que jogam o jogo dos números.


Exemplos de modelos de e-mails de captação de clientes para você testar:

Olá, NOME. Obrigado por compartilhar [inserir detalhes pertinentes] comigo no [Twitter ou outro canal].

Estou muito entusiasmado pelo [recurso/próxima fase do produto]. Que tipo de apoio eu posso dar a vocês na sua iniciativa de [atividade da empresa]?

3. Modelo de e-mail de pré-captação, apresentação e vendas baseado em grupos

Modelos de e-mails de captação de clientes – pré-captação e apresentação baseada em grupos

Assunto: Apresentação rápida

Olá {nome}, eu também sou membro do grupo {nome do grupo} e gostaria de conversar com você.

Sou gerente na TAR Productions, uma empresa de produção de vídeos que conecta pessoas a seus clientes. Vocês estão gravando vídeos de histórias de sucesso no momento? Acabamos de ver alguns resultados expressivos em empresas que compartilham suas histórias, pois isso ajuda os clientes potenciais a se conectar, se envolver e finalmente entrar em ação.

Se você estiver interessado, eu adoraria bater um papo sobre como podemos ajudá-lo.

Por que este modelo de e-mail de prospecção funciona::

Ele é semelhante aos e-mails via Twitter acima, porém com menor envolvimento – o autor, Tim Ryan, da produtora de vídeos TAR Productions – simplesmente cita que ele e o destinatário fazem parte do mesmo grupo.

Assim como nos outros exemplos desta lista, isto muda imediatamente a dinâmica, de um clima “frio” para um mais “caloroso”. Tim também nos confirma que atingiu um índice de resposta de cerca de 80% de respostas com este modelo.

Outra característica (e semelhança com os outros e-mails nesta lista) que merece destaque neste e-mail é que o “tom” é muito suave e natural. Ele explica o que sua empresa faz e, em vez de usar uma abordagem comercial, ele apenas pergunta se a pessoa está trabalhando em algo da área. Esta pergunta leve e “natural” se mantém fiel à ambiência de abertura, com “Olá, fazemos parte do mesmo grupo”.

Se, em vez de começar com um clima de amizade e passasse para uma abordagem de vendas com uma chamada típica de um representante de vendas (“Você pode reservar 15 minutos para uma chamada telefônica amanhã?”), seria um balde de água fria na conversa.

Em vez disso, Tim se mantém natural e amigável durante todo o e-mail e nos conta que, além do índice de resposta de 80%, “as respostas foram incríveis, pois as pessoas adoram se conectar a outros membros do grupo”.

Para as pessoas que curtem grupos online (Tim utilizou essa abordagem com membros de um grupo com assinatura paga, portanto, contou com uma credibilidade expressiva), este método pode funcionar muito bem.

Finalmente, Tim citou que ele também tentou linhas de assunto de “Apresentação” e “Vocês estão trabalhando com algum tipo de história de sucesso no momento” e não obteve os mesmos resultados obtidos com a linha de assunto: “Apresentação rápida”


Exemplos de modelos de e-mails de captação de clientes para você testar:

Assunto: Apresentação rápida

Olá {nome},

Eu também sou membro do grupo {nome do grupo} e gostaria de conversar com você.

Sou gerente da [nome da empresa], atuando na área de [atividade resumida]. Vocês estão [pergunte se estão planejamento algo relacionado à sua atividade]? Temos visto alguns resultados expressivos em [estudo de caso que mostra os resultados que os clientes potenciais gostariam de ver]

Se você estiver interessado, eu adoraria bater um papo sobre como podemos ajudá-lo.

4. Modelo de e-mail para vendas em nichos extremamente específicos

Modelos de e-mails de captação de clientes – E-mail de vendas em nichos

Assunto: >2 imóveis que necessitam de cuidados no gramado?

Olá [Nome], Você já levou clientes a uma casa com o gramado em péssimas condições?

Da próxima vez que você precisar de um retoque de última hora no gramado de um de seus imóveis na região de San Antonio, confira os serviços da GreenPal e solicite um orçamento de retoque no gramado em poucos minutos.

  • Receba ofertas em questão de minutos
  • Avalie os orçamentos
  • Reserve e pague no seu smartphone

Também é incrivelmente fácil gerenciar os cortadores de grama em diversos imóveis anunciados para locação e/ou na Airbnb, tudo diretamente no seu painel de controle.

Por que este e-mail de prospecção de vendas funciona:

Este é o e-mail mais direcionado à captação de clientes desta lista. Não existe um grupo em comum antes da conversa no Twitter ou uma longa pesquisa no Instagram. Nunca houve um contato anterior – é 100% frio. O resultado é que o índice de resposta é mais parecido com os das campanhas de captação de clientes por e-mail: 1%. Porém, as empresas que enviaram grandes volumes de e-mails de prospecção sabem que um índice de resposta de 1% muitas vezes é um número excepcional.

Apesar de ser uma “abordagem de vendas” mais tradicional, este e-mail ainda inclui não um mas vários níveis de personalização:

  1. Setor: Enviado apenas para agentes imobiliários
  2. Localização: Enviado apenas para agentes imobiliários em San Antonio

Desta forma, trata-se de um ótimo exemplo de e-mail sobre como ainda é possível personalizar sem ter de fazer uma extensa pesquisa manual para cada destinatário.

O autor desse e-mail é Gene Caballero, proprietário da YourGreenPal.com, uma plataforma de serviços em gramados e jardins (os usuários podem localizar prestadores de serviços). No e-mail, Gene segue a tese defendida por Heather Morgan, consultor de vendas por e-mail e fundador da SalesFolk, citada em um artigo anterior que publicamos sobre a personalização de e-mails:

Em vez de enviar um modelo genérico para todos os clientes potenciais, ele se concentra em um modelo para um grupo específico de clientes potenciais.

Nesse caso, corretores de imóveis que querem jardins frontais com aparência perfeita para oferecer seus imóveis. Não foi por acaso que falamos com Gene sobre suas orientações em relação a e-mails enviados. Ele disse que “devemos ter certeza de que apenas pequenos grupos influentes serão destinatários (para nós, os corretores)”.

Por quê?

Porque o foco do e-mail está no grupo, em um local, que pode se tornar extremamente específico em pontos problemáticos: “uma tentativa de negociação de um dos imóveis”.

Segundo Gene, este e-mail é “muito concentrado em um nicho, porém muito poderoso”. Nós concordamos e acreditamos que praticamente qualquer empresa pode aprender com isso: subdividir sua lista em subconjuntos que compartilham os mesmos pontos de foco e personalizar os e-mails para os pontos problemáticos o máximo possível.


Exemplos de modelos de e-mails de captação de clientes para você testar:

Assunto: [pergunta curta sobre o objetivo ou resultado do valor]?

Olá [Nome], você {pergunta direcionadora}

Da próxima vez que você precisar {apresente seu serviço específico, leve em conta a observação de Gene acima sobre a cidade, para oferecer uma personalização extra}, confira {empresa e proposta de valor}

{valor 1

valor 2

valor 3}

{Mais valor: Também é incrivelmente fácil gerenciar os cortadores de grama em diversos imóveis anunciados para locação e/ou na Airbnb, tudo diretamente no seu painel de controle.

O Leadfeeder sabe quem está visitando seu site

Clientes potenciais gratuitos do Google Analytics. Nenhuma instalação extra de scripts é necessária.

Veja por si mesmo.

Período de teste gratuito. Não requer cartão de crédito.

Como visto em

  • Forbes
  • Entrepreneur Magazine
  • Fox
  • Mashable
  • Social Media Examiner